No dia 5 de Novembro de 2007 teve ínicio o projecto “Bibliomealhada”, a biblioteca itinerante do município da Mealhada. Trata-se de um autocarro transformado em biblioteca que faz chegar livros, jornais, revistas, CD’s, DVD’s e Internet a todas a povoações do concelho, promovendo assim a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, e a sua inclusão na sociedade da informação.
O autocarro original, com 50 lugares, foi transformado pelos funcionários da autarquia (que idealizaram o projecto) numa biblioteca móvel que percorre há mais de um ano as oito freguesias do concelho, com o propósito de levar a todos os cidadãos do município as obras e alguns serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada. O “ Bibliomealhada” conta com uma zona para ler e ouvir música, um pequeno anfiteatro para se assistir a um filme ou documentário e uma área equipada com computadores, com acesso gratuito à internet. Para além de promover a leitura junto dos munícipes de diferentes faixas etárias do concelho, possibilita assim a aprendizagem das novas tecnologias da informação. O empréstimo domiciliário contempla até um conjunto de três livros, um CD e um DVD. A responsável pela Biblioteca Municipal da Mealhada, Manuela Soares, garante que «o balanço deste ano é extremamente positivo». O Bibliomealhada, que percorre vinte e cinco lugares de paragem, por todo o concelho, tem na actualidade cerca de quinhentos novos leitores desde a sua inauguração. Os utilizadores da Biblioteca Municipal da Mealhada, já com cartão, usam o mesmo cartão no bibliomóvel. Gisela Ferreira, técnica da biblioteca, revela alguns dados curiosos do público do bibliomóvel: «As crianças quase sempre requisitam o número máximo de documentos que podem levar, isto é, três livros, um CD e um DVD. Os adultos requisitam mais literatura estrangeira e livros temáticos. A Hora do Conto é bastante frequentada por crianças. Já os idosos recorrem mais ao visionamento de filmes antigos portugueses no pequeno anfiteatro do bibliomovel. Os dois postos de internet são bastante procurados pelos mais novos, mas também por alguns adultos». “As Escolas Básicas 1 e Jardins-de-Infância recebem, todos os meses, uma mala com os ‘Livros em Viagens’, um conjunto de livros sobre determinada temática. Essa mala permanecernesse espaço até a Bibliomealhada voltar a lá passar, levantar essa mala e deixar outra, com livros sobre uma nova temática, e assim sucessivamente. Esta é a forma da Biblioteca Municipal da Mealhada promover a leitura no concelho, mediante o protocolo assinado com o Plano Nacional de Leitura. Os lares e centros de dia recebem também os ‘(A)braços da Biblioteca Municipal’ que são cestas com livros, DVD e CD”, disse ainda Gisela Ferreira.
«Os objectivos foram mais do que cumpridos. ‘Quando Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé’, foi este o lema que seguimos e já vimos que resulta. Neste caso, os livros, os CD, os DVD e a internet vão às pessoas, às suas terras e às escolas. É um projecto que facilita o acesso dos munícipes aos serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada e, no fundo, à cultura. Tem tido muita aceitação por isso!», conclui Carlos Cabral, presidente da autarquia.
O autocarro passa nas sedes de freguesia do concelho, no seguinte horário semanal:
- Segunda-feira - Pampilhosa (14h30 às 17h00)
- Terça-feira - Vacariça (10h00 às 12h30) ; Luso (14h30 às 17h00)
- Quarta-feira - Ventosa do Bairro (10h00 às 12h30) ; Antes (14h30 às 17h00)
- Quinta-feira - Casal Comba (10h00 às 12h30) ; Barcouço (14h30 às 17h00)
Fontes: Texto: Câmara Municipal da Mealhada e Jornal da Mealhada Fotos: Câmara Municipal da Mealhada Etiquetas: Acervo Documental, Bibliotecas Itinerantes de Praia Jardim Piscina e afins, Bibliotecas Públicas, Promoção da Leitura, Serviços de Biblioteca |